Follow

Most Popular

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Massagem é aliada no tratamento contra o Câncer.

A alguns ano venho desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a massoterapia aliada no tratamento contra o câncer.

Como toda terapia alternativa ou como eu prefiro dizer "terapia complementar", nem sempre é aceita por médicos, que muitas vezes por não aceitar ou acreditar, acabam criando e divulgando uma visão erronia sobre tais terapias, por acreditar que são oferecidas como substituição aos tratamentos médicos convencionais. Quando na verdade as terapias vem complementar o tratamento médico convencional. A cada dia a medicina avança mais com medicamentos e tratamentos contra o câncer. Contudo tais medicamentos não são capazes de conter as dores, mal estar, depressão, ansiedade, angústia e stress que afrigem os pacientes desde o momento em que são diagnosticados até a passagem por todo o tratamento que só faz aumentos todos esses sintomas...

 A aceitação de estudos por Instituições consagradas como College Associates, organização norte-americana que investiga o efeito de terapias complementares para o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, este quadro de não aceitação pelos médicos vem caindo aos poucos, fazendo com que algum até abram espaço para terapias complementares nos tratamentos de seus pacientes. 
Depois do acompanhamento de 97 voluntários com diferentes tipos de câncer e em estágios variados, os pesquisadores da College Associates,constataram que a massagem tem um profundo impacto na qualidade de vida de quem enfrenta um tumor. Uma sessão de 20 minutos de massagem já seria o suficiente para reduzir pela metade a ansiedade e as dores. 
Os mecanismos que fazem da massagem um suporte eficaz não foram totalmente esclarecidos, mas os cientistas acreditam que é porque ela aumenta a liberação de substâncias como a seretonina e a dopamina, responsáveis por reduzir a transmissão do impulso doloroso para o sistema nervoso central. Além disso, a massagem distrai e tira o foco da atenção do incômodo. 
A milenar técnica da massagem Ayurvédica é uma das técnicas mais completas estudas no tratamento de diversas doenças incluindo o câncer. Mas não é a única pesquisa mostram que até a relaxante clássica e a Quick Massage (shiatsu rápida) podem aliviar e muito os sintomas de dores, stress, anciedade, depressão e com isso ameniza o tratamento, pois mexe também com a auto estima do paciente. 
Para Pacientes que procuram tratamentos alternativos, a massagem é uma excelente ajuda, contudo deve ficar atento ao profissional massotrerapeuta que irá lhe aplicar a massagem, pois infelizmente muitos amadores se intitulam massagistas e também muitas escolas de massoterapia dizem que não se pode aplicar massagem em pessoas com câncer, gravidas etc, o que é um absurdo. O que ocorre é que o devesse sim,  ficar atendo ao tipo de massagem aplicada em cada caso, como forma de evitar metástase ( o câncer se espalhar). 
Como o efeito da massagem de 1 hora tem duração de 48 horas, se for administrada a cada dois dias, no mínimo, pode ser altamente eficiente. Apesar dos benefícios, nem todo paciente que enfrenta um câncer pode desfrutar da massagem. Naqueles indivíduos, cujo tumor se espalhou pelos ossos, os pesquisadores explicam que qualquer contato pode ser suficiente para provocar fraturas e lesões no corpo. 
Além disso, é importante que se observe se o paciente correrá risco de infecção ou sangramento, através da contagem das plaquetas de um hemograma simples. Portanto, o acompanhamento médico é fundamental em qualquer tipo de tratamento, seja ele feito por meio de remédios ou através de massagem. 

A massagem não substitui o tratamento convencional, é apenas uma complementação para aliviar as dores, ansiedade, depressão, stress etc. 



0 comentários:

Postar um comentário