Follow

Most Popular

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

As maravilhas da Alta Frequência para a Saúde de sua Pele e cabelo


Ação: a passagem de ondas eletromagnéticas pelo ar ou outros gases rarefeitos provoca a formação de ozônios, como acontece por exemplo na ozonosfera do nosso planeta( as ondas eletromagnéticas do sol passam pelo ar rarefeito da ozonosfera, gerando ozônio).
O ozônio é conhecido por suas propriedades bactericidas. Diversos estudos realizados por pesquisadores puderam confirmar a ação antibactericida do ozônio, notando resultados significativos após avaliar a ação anti-inflamatória e antimicrobiana em coelhos contaminados que apresentavam endoftalmite por Staphylococcus epidermids. Pesquisadores avaliaram também a ação do ozônio como método alternativo na sanificação de 30 galões de água de 20 litros, verificando que o tratamento da água com ozônio reduziu significativamente o número de cliformes totais de Escherichia coliStaphyloccocus aureus e Pseudomonas spp.
O uso do aparelho de Alta Frequência na superfície da pele provoca formação de ozônio (O3), e este por ser uma substância instável se decompõe rapidamente em oxigênio molecular (O2) e em oxigênio atômico (O). A ação desinfetante do ozônio reside na grande agressividade do oxigênio atômico nascente, liberado durante a decomposição do ozônio ( O3= O2+O).
Efeitos Fisiológicos
Efeito Térmico: o principal efeito das correntes de alta frequência ao atravessar o organismo é a produção de calor. Do efeito térmico já podemos deduzir outro efeito como o de vasodilatação periférica local, devido ao calor gerado, consegue-se um aumento do fluxo sanguíneo aumentando assim o aporte de oxigênio por intermédio do sangue e portanto se produz melhora do trofismo, da oxigenação e do metabolismo celular. O efeito térmico é inversamente proporcional à superfície do eletrodo. Portanto, quando se usam eletrodos de superfície (em forma de bico) podem ocorrer lesões por queimadura, já que concentram em um ponto os efeitos térmicos do aparelho de alta frequência.
Efeitos Terapêuticos
Bactericída e anti-séptico: é o principal efeito do aparelho de alta frequência, as "faíscas" que saltam entre a superfície do eletrodo e a pele geram ozônio a partir do oxigênio ambiental. O ozônio formado possui ação muito oxidante  e portanto é um bom bactericida, germicida e anti-séptico em geral.
Melhora do trofismo dérmico: este efeito está relacionado a ação bactericida, pois muitas vezes o trofismo da pele, relacionado a processos de regeneração tecidual está prejudicado pela ação de bactérias.
Anti-inflamatório: associa-se este efeito à inflamação ocorrida nos processos de reparo tecidual onde há solução de continuidade da pele, como em feridas abertas ( úlceras, acne etc.), pois é comum, nestes casos, a presença de germes e bactérias que acabam por dificultar a resolução do processo inflamatório. Esse efeito também se justificaria pelo aumento do fluxo sanguíneo, pois aumentaria a presença dos elementos de defesa do sangue na área da lesão. Apesar disso, o alta frequência não e indicado para inflamação em estruturas internas do corpo como tendões, músculos, articulações, etc, pois o mesmo não tem ação em profundidade.
OBS:
 há de ressaltar que este tipo de corrente não tem nehum efeito de excitação neuromuscular.
Indicações:
A maioria das indicações tem por base a ação bactericida do gerador de alta frequência. Entre elas podemos destacar:
Desinfecção após extração de eflorescências acnéicas, eflorescências acnéicas inflamadas, desinfecção do couro cabeludo em casos de seborréia, pós depilação, principamente onde haja história de foliculite, úlcera de pressão infectadas, feridas abertas.
Nos procedimentos estéticos, a alta frequência é empregada principalmente na terapêutica facial, não só nos procedimentos de limpeza de pele como também em outros protocolos faciais (hidratação, revitalização). A psoríase apresenta resposta terapêutica no tocante ao fechamento das lesões; as ferias inflamatórias pós-extração de cutículas ungueais têm sua evolução estacionada, facilitando a cura; a presença de piolhos pode ser controlada, pois sofrem irritação ou podem morrer diante do faiscamento elétrico da alta frequência.

0 comentários:

Postar um comentário